Escola Est. de Ens. Fund. E Médio Profº Manoel Gentil do Vale Bentes – II semestre
Profª. Vera 8º ano Data: ......./...../.....
Nome:.............................................................. Nº:.........
PROVA DE GEOGRAFIA
Durante este período, vimos a diferença entre Países do Norte e Países do Sul, o conceito de Índice de Desenvolvimento Humano, a importância das Metas de Desenvolvimento do Milênio, as características da Economia Mundial Atual e a influência das empresas Transnacionais na economia atual. A partir da reflexão acerca desses aspectos mundiais, analise e responda as questões abaixo.
01) Com o fim da Guerra Fria e da oposição entre capitalismo e o socialismo, surge uma nova regionalização: países do sul e países do norte, ambos com classificação baseada em critérios sociais e econômicos. Observe na tabela abaixo a enorme desigualdade de desenvolvimento entre alguns países do Norte e do Sul e responda. (1,5)
INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO | |||
País | Renda per capita(US$) | Analfabetismo | Expectativa de vida |
Canadá | 28.679 | - | 80 |
Brasil | 3.077 | 14 | 70 |
Japão | 32.858 | - | 82 |
Angola | 951 | 58 | 41 |
Luxemburgo | 54.974 | - | 78 |
Haiti | 515 | 48 | 56 |
a) Que países se enquadram ao conjunto de países do Norte? Justifique tomando como referência os indicadores apresentados.
b) Que países se enquadram ao conjunto de países do Sul? Justifique com os dados da tabela.
02) Leia atentamente as sentenças I. II e III e, em seguida, assinale a alternativa correta. (1,5)
I. A divisão Norte-Sul é apenas simbólica, pois não considera a linha do Equador como divisória.
II. Os países desenvolvidos econômica e industrialmente estão situados, em sua maioria, no Hemisfério Sul.
III. Os países de IDH mais baixos localizam-se, em geral no sul da Ásia, na América Latina e no sul da África.
( )As três sentenças estão corretas.
( )Apenas a sentença I está correta.
( ) As sentenças I e III estão corretas.
03) A tabela a seguir mostra o IDH de alguns países classificados para a Copa de 2010 (dados de 2007). Agrupe-os nos três níveis de classificação: baixo, médio e alto IDH, lembrando que o IDH varia de zero a um. (1,5)
PAÍS | IDH |
Austrália (Oceania) | 0,970 |
Espanha (Europa) | 0,955 |
Gana (África) | 0,526 |
Brasil (América) | 0,813 |
Paraguai (América) | 0,761 |
Costa do Marfim (África) | 0,484 |
Alemanha (Europa) | 0,947 |
África do Sul (África) | 0,683 |
México (América) | 0,854 |
Itália (Europa) | 0,951 |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_países_por_Índice_de_Desenvolvimento_Humano. Acesso: 18/10/09, às 14h.
a) Países com baixo IDH;
b) Países com médio IDH;
c) Países com alto IDH.
04) Abaixo encontram-se relacionadas as oito Metas de Desenvolvimento do Milênio. Selecione duas e comente, usando a sua visão crítica da realidade. (2,0)
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome.
2. Atingir o ensino básico universal.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
4. Reduzir a mortalidade infantil.
5 Melhorar a saúde materna.
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
7. Garantir a sustentabilidade universal.
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
05) Resolva as duas questões que seguem. (2,0)
a) Analise a seguinte frase: “ Hoje, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábitos de consumo semelhantes...”
b)Apresente os países que formam o G5 e explique por que essas potências são as que mais se beneficiam com o processo de globalização da economia.
06) Um dos problemas da economia global é o surgimento de dois tipos de desemprego: conjuntural e estrutural. Use a legenda e relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª. (1,5)
(DE) Desemprego Estrutural
(DC) Desemprego Conjuntural
( ) Uma usina está enfrentando dificuldades econômicas devido a uma queda na produção de açúcar e álcool e vai precisar diminuir os postos de trabalho.
( ) Uma indústria de automóveis visando baratear o custo de produção substituiu a mão-de-obra na montagem dos veículos por máquinas e robôs.
OBS. Colocar as respostas das questões no verso da folha.
BOA PROVA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário