Por que, apesar de tantos esforços, os alunos fracassam na escola?

Powered By Blogger

Marcadores

BEM VINDOS AO BLOG ESPAÇO EDUCAÇÃO!

OLÁ!
FICO MUITO FELIZ DE PODER ESTÁ PARTILHANDO ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS E PODER CONTAR, TAMBÉM, COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS.

BEM VINDO(A)!

Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2009


Paródia: VAMOS TODOS, VAMOS LER

LETRA: ADAPTAÇÃO DA MÚSICA APRENDENDO A APRENDER, DE ANDRÉ DE SOUZA

O MAIOR TESOURO QUE A GENTE PODE TER

É O CONHECIMENTO QUE NOS FAZ DESENVOLVER

MAS ISTO NÃO SE COMPRA, NÃO EXISTE PRA VENDER.

TEM DE CORRER ATRÁS PRA DESCOBRIR E CONHECER


COM A LEITURA, A GENTE SE SUPERA A CADA DIA.

O LIVRO É DIVERSÃO, LIBERDADE E COMPANHIA.

O QUE VOCÊ QUISER VOCÊ TEM SEM EMBARAÇO.

CONTOS E HISTÓRIAS DE MONTEIRO LOBATO.


VAMOS TODOS, VAMOS LER!

DESCOBRIR O MUNDO DO SABER

É FANTÁSTICO O UNIVERSO DA CULTURA

ACEITE O DESAFIO E ENTRE NESSA AVENTURA.


CONCENTRAÇÃO É O PONTO FUNDAMENTAL

PARA LER E APROVEITAR TODA VANTAGEM

A BIBLIOTECA É UM ESPAÇO MUITO LEGAL

MAS TEM DE SE EMPOLGAR E EMBARCAR NESSA VIAGEM.

Autora: Vera Lucia Pontes Laurentino

Modelo de Prova de Geografia - 8º ano

PROVA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA

Nesta etapa, vimos a regionalização do mundo em bloco capitalista e bloco socialista e a regionalização do mundo em países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. Considerando essas duas formas de regionalizar o mundo, analise e responda as questões abaixo.

01) Após a Segunda Guerra Mundial, os países que surgiram como as grandes potências econômicas e militares foram:

a) ( ) Canadá e Japão.

b) ( ) Estados Unidos e União Soviética.

c) ( ) Inglaterra e Portugal.

02) A disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética pelo controle mundial ficou conhecida como

a) ( ) I Guerra Mundial.

b) ( ) Guerra das potências.

c) ( ) Guerra Fria.

03) A Guerra Fria foi um dos períodos mais tensos da história do século XX porque

a) ( ) temia-se que uma guerra nuclear envolvendo os dois blocos de países pudesse destruir a humanidade.

b) ( ) ameaçava estourar uma crise financeira mundial.

c) ( ) ocorreu no campo diplomático e isto poderia causar a queda do chefe da Casa Branca.

04) Em 1990, a Alemanha foi dividida em dois países: a Alemanha Ocidental(capitalista) e a Alemanha Oriental(socialista).O maior símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi

a) ( ) a divisão da Europa em Europa capitalista e Europa socialista.

b) ( ) a construção do Muro de Berlim, em 1961.

c) ( ) a decadência do socialismo e o fim da Guerra Fria.

05) No que se refere à decadência do socialismo e o fim da Guerra Fria, indique (V) para verdadeiro e (F) para falso.

a) ( ) A União Soviética investiu grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e bélica.

b) ( ) Ao longo dos anos 80, ficou evidente a capacidade da União Soviética acompanhar o avanço das economias capitalistas.

c) ( ) Os governos socialistas foram enfraquecendo em decorrência de manifestações de insatisfação popular com o regime.

d) ( ) Em 1987, a Alemanha Oriental começou uma aproximação com a Alemanha Ocidental, pondo fim ao Muro de Berlim.

e) ( ) A queda do muro marcou o fim da Guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.

06) A partir de 1990, praticamente todos os países do bloco socialista passaram a adotar o capitalismo, exceto

a) ( ) Mongólia, Polônia e Angola.

b) ( ) Reino Unido, Hungria e Egito.

c) ( ) China, Cuba e Coréia do Norte.

07) Abaixo estão relacionadas algumas características dos países desenvolvidos e dos países subdesenvolvidos. Classifique-as na tabela abaixo.

Elevado padrão de vida – má distribuição de renda – dívidas externas impagáveis – elevados investimentos em educação e em ciência – altos índices de analfabetismos – desenvolvimento industrial e tecnológico

PAÍSES DESENVOLVIDOS

PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

08) São países desenvolvidos:

a) ( ) Estados Unidos, Japão e Alemanha.

b) ( ) Índia, China e Nigéria.

c) ( ) Indonésia, Bangladesh e Zâmbia.

09) Sobre os países subdesenvolvidos, marque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.

a) ( ) A população apresenta padrão de vida e de consumo superior aos dos países desenvolvidos.

b) ( ) A subnutrição é um dos maiores problemas a ser superado.

c) ( ) A maioria da população é formada por pessoas de baixa renda.

d) ( ) Os ricos formam uma maioria que detém a maior parte da riqueza gerada.

e) ( ) A população sofre, ainda, com a falta de infra-estrutura.

Para pais e educadores


Escola de Pais
Prof. Luiz Machado - 16/10/2006

Pais e professores têm basicamente os mesmos objetivos em relação aos alunos; por isso, precisam estar afinados quanto aos propósitos.

Os pais, desde o maternal, entregam à escola o que têm de mais precioso: seus filhos. Professores e pais querem o sucesso dos alunos, mas, com as mudanças velozes que estão ocorrendo na sociedade, os pais não devem avaliar os professores e a escola com os padrões de quando estudaram.

Ensinar, hoje, não é transmitir conhecimento; é, acima de tudo, preparar os alunos para que eles aprendam a aprender, que desenvolvam suas potencialidades como elemento de auto-realização. A nota alta de hoje pode não representar nada em relação aos conhecimentos dos alunos, uma vez que o mais importante é que eles estejam preparados para dominar quaisquer novos conhecimentos.

A escola deve desenvolver a capacidade de adaptação de seus alunos, vale dizer, é preciso criar as condições para que os alunos desenvolvam sua inteligência e sua criatividade mais do que obter notas altas. Aliás, as notas devem ser substituídas por conceitos, de modo que os alunos não fiquem rotulados negativamente porque tiraram notas baixas.

O sucesso na escola nunca assegurou o sucesso na vida, muito menos hoje que as situações mudam constantemente e velozmente. A escola de sucesso hoje em dia é aquela que cria condições para que os alunos desenvolvam seu potencial. A idéia de ensinar deve evoluir de “transmitir conhecimentos” para a de ”criar as condições para que os alunos aprendam melhor e mais rápido”.

Nem sempre a ansiedade dos pais e a respeito do futuro de seus filhos permite-lhes assimilar rapidamente a mudança nos rumos do ensino; por isso, falamos em escola de pais para que eles participem efetivamente da educação de seus filhos.

“Não haverá nenhuma mudança em educação que não seja centrada nas atitudes dos pais, professores e alunos.” – Luiz Machado, Ph.D..


Artigo extraído dos livros do Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro
Mentor da Emotologia